sexta-feira, 27 de novembro de 2009



EDNA D´OLIVEIRA, soprano

Unindo o timbre escuro e quente com o pleno conhecimento dos estilos, principalmente o bel canto, fizeram de Edna D’Oliveira, natural de Belo Horizonte, Brasil, uma das mais importantes sopranos da América do Sul. Seu repertório lírico abrange alguns dos principais personagens tais como Gilda em “Rigoletto”, Adina em “L’Elisir d’Amore”, Musetta em “La Boheme”, Micaela em “Carmen”, Norina em “Don Pasquale”, Susana em “Le Nozze de Fígaro”, Madam Silberklang em “Die Schauspieldirektor”, entre outros. Participou das óperas “Die Walküre” como Ortlinde e “Götterdammerung” como Woglinde, na primeira produção completa do ciclo “Der Ring des Nibelungen” no IV Festival Amazonas de Ópera. Interpretou no Teatro Municipal de São Paulo, Elena em “Il Cappello di Paglia di Firenze”, Amore e Speranza em “Orfeo”, Pamina em “Die Zauberflöte”. No Teatro São Pedro, obteve excelentes criticas como Adina em “L’Elisir d’Amore”.

Com vasto repertório sinfônico e de música de câmara, apresentou-se junto à OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nas Missas em Dó Menor KV 427, de Mozart e em Lá Bemol Maior D687, de Schubert, sob a direção do maestro alemão Klaus Peter Flor e “Prayers of Kierkegaard” de Samuel Barber com o maestro John Neschling. Com a Orquestra Petrobrás Sinfônica no Rio de Janeiro cantou “Sonhos de uma Noite de Verão” de Mendelsshon e com a OSESP a versão em concerto de “Porgy and Bess” sob a regência de Roberto Minziuck. Foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven em diversos teatros do Brasil e cantou em Genebra, Suíça, o Réquiem de Fauré. É reconhecida pela crítica brasileira por suas refinadas interpretações em “Floresta do Amazonas” de Villa-Lobos, “Carmina Burana” de Carl Orff, “Oratório de Natal” de Bach, “Exultate, Jubilate” de Mozart e “As Quatro Últimas Canções” de Richard Strauss.

Gravou o CD “Versos Brasileiros” com a Camerata Antiqua de Curitiba e o CD “Barroco Brasileiro” com composições de André da Silva Gomes. Demonstrou sua verstilidade artística, interpretando Carlota no Musical “O Fantasma da Ópera” no Teatro Abril em São Paulo em mais de 700 apresentações.

Em 2008, Edna recebeu ótimas críticas por seu trabalho como Bess em “Porgy and Bess”, Laureta em “Gianni Schcchi” ambas no Teatro São Pedro, Echo em “Ariadne auf Naxos” no Teatro Municipal de São Paulo e no XI Festival Amazonas de Ópera, e como Adele em “Die Fliedermaus” no Festival Internacional de Ópera do Pará. No Rio de Janeiro estrelou um elogiado Ciclo de Canções de Richard Strauss na Sala Cecília Meireles, registrado pela TV Brasil. Em 2009 se dedica à gravações de cd’s de Lieder e à performance da “Floresta do Amazonas” de Villa–Lobos, com as Sinfônicas do Estado de Minas Gerais e de Barra Mansa, no Brasil e com a Miami Symphony Orchestra, nos EUA, sob regência de Guilherme Bernstein, Alastair Willis e Luis Fernando Malheiro.

Graduou-se como Bacharel em Canto pela Universidade Estadual Paulista. Especializou-se com Joy Mammon, na Royal Academy of Music, em Londres e em atuação operística com os maestros Alex Imgram e Lionel Friend da English Nacional Opera. Foi premiada em concursos tais como o Prêmio Puccini no “II Concurso Maria Callas” e obteve o primeiro lugar no “Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)” . Desenvolve atualmente um trabalho técnico com Neyde Thomas, no Brasil e Eliane Coelho, em Viena.

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