segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VILLA REMIX 5.0

XPLAU se apresenta no Villa in Concert


O XPLAU é um coletivo de arte, composto por músicos, designers, DJs, VJs e produtores que criam e desenvolvem espetáculos audiovisuais.
Criado em 1995, a partir de uma sessão de improvisação (jam session) entre cinco músicos de estúdio, na qual se efetuou o recorte dos melhores momentos para montagem de trilhas sonoras e a adição de elementos eletrônicos de ligação e decoração. Assim nasceu a técnica do “mosaico”, inspirada na obra do arquiteto catalão Antonin Gaudi. A técnica do “mosaico” foi aplicada na música eletrônica com inserções eruditas, ritmos brasileiros e referências do compositor grego Iannis Xenaquis, fundamentando o espetáculo audiovisual “ARQUITEXTURAS”, com imagens de Gaudi e Niemeyer. Entre as principais apresentações do “ARQUITEXTURAS”, destacam-se o SESC EXPERIMENTAL em 2005 e o evento MULTIPLICIDADE OI FUTURO 2007.
Atualmente, o XPLAU presta uma homenagem ao maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, no ano em que se completa o cinqüentenário de sua morte, com o espetáculo “VILLA- REMIX 5.0”.
O XPLAU apresenta um remix de suas maiores obras numa linguagem contemporânea, com mixagens inusitadas, beats eletrônicos, samples, sintetizadores, vocais, cordas, percussões e projeções de imagens raras do maestro, em uma trilha sonora ao vivo.

O espetáculo se divide em 2 partes: Experimental e Pop Brasil.

Parte EXPERIMENTAL:
Nossa primeira leitura das múltiplas possibilidades que a obra de Villa-Lobos pôde nos proporcionar. A introdução é um recorte eletrônico baseado em trechos da Tocata nº 7, que vem seguida da inusitada “Illuminatic Organic Kaos”, uma sobreposição de texturas sonoras de diferentes trechos sinfônicos do maestro. Descobriu-se que dentro da matemática musical desenvolvida por Villa-Lobos, podemos combinar algumas de suas sinfonias de forma aleatória, resultando numa nova e intrigante composição.
A parte Experimental segue com versões eletrônicas de “Uirapuru”, “Trenzinho Caipira” e “Genesis”, fechando com uma homenagem ao maestro Tom Jobim, admirador confesso da obra de Villa-Lobos, e que completa neste mesmo dia, 08 de dezembro, 15 anos de saudade.

Parte POP BRASIL:
Inicia-se com a execução das “Bachianas nº 5” ao som de violão, bandolim, sintetizadores e a voz suave de Kacau Gomes. Na seqüência, a cantora interpretará em um formato pop, as músicas “Cantar Para Viver” e o medley “Suíte das Flores”, composta por “Rosa Amarela”, “De Flor em Flor”, “Cravo e a Rosa” e “A Rosa”, homenageando Pixinguinha. Concluindo o espetáculo, apresentamos uma versão funk carioca de “Trenzinho Caipira”.

O Xplau acredita na universalidade da obra de Villa-Lobos, e pretende provar também a sua atualidade de uma forma respeitosa e divertida. Villa Remix é um espetáculo que pretende, acima de tudo, celebrar a cultura nacional e promover a liberdade de expressão. Esperamos que cada um encontre seu momento de felicidade dentro do nosso show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário